Publicidade

REDES SOCIAIS

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cai participação de TAM e Gol no mercado doméstico de aviação


As gigantes da aviação brasileira TAM e Gol mantiveram a liderança do mercado doméstico em janeiro, mas ambas mostraram desaceleração em suas respectivas fatias. Por outro lado, as empresas menores mostraram avanço na comparação anual. Segundo informações divulgadas nesta segunda-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a TAM se manteve na liderança do mercado no mês passado, mas a sua parcela recuou de 43,42% em janeiro de 2010 para atuais 40,71%. "Tivemos uma alta utilização de bilhetes prêmio do programa fidelidade resultando em uma maior diluição de nosso yield doméstico, que mesmo assim ficou em linha com o registrado no ano anterior", disse a TAM em um comunicado divulgado separadamente, referindo-se ao preço das tarifas.
A companhia mostrou crescimento de 1% na demanda e de 4,3% na oferta, o que levou a um recuo na taxa de ocupação de 78,96% para 76,5%. A Gol, por sua vez, mostrou queda na participação de mercado de 37,45% para 34,13%. Se for levada em conta a participação de mercado da WebJet, adquirida em julho do ano passado, a participação total em janeiro fica em 39,54%, ainda abaixo da sua principal concorrente. A Azul se manteve como terceira colocada no mercado doméstico, com uma participação de mercado crescendo de 7,72% em janeiro de 2010 para 9,78% no mês passado. Enquanto isso o market share da Avianca cresceu, no mesmo período, de 2,55% para 4,64%. Já a Trip, maior companhia aérea regional do Brasil, mostrou avanço de 2,39% para 4,07% do mercado. No mercado internacional, a TAM se manteve líder do mercado, com a participação crescendo de 83,73% para 86,71%, enquanto a fatia da Gol neste mercado recuou de 15,04% no primeiro mês de 2011 para 11,78% no mês passado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário