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terça-feira, 8 de maio de 2012

Com mudança na tarifa social da Coelba, inadimplência chega a 31%


A alteração das regras que regem a tarifa social de energia, cujo período de transição foi concluído em dezembro do ano passado, resultou num crescimento da inadimplência entre os cliente da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba). O percentual de clientes de baixa renda da concessionária de energia com contas atrasadas em mais de 30 dias superou a me’dia histórica de 27% e em fevereiro deste ano atingiu o nível mais alto dos últimos anos – cerca de 31%. A desinformação dos consumidores sobre a necessidade de recadastramento no programa tarifa social é apontada como principal fator para a falta de pagamento.
Os clientes que perderam o prazo ficaram de fora do Programa Tarifa Social e acabaram sendo surpreendidos com tarifas até quatro vezes mais caras. “Muitos de nossos clientes sequer sabiam que tinha a tarifa social e, por isso, não atentaram para a necessidade do cadastro”, explica Luiz Henrique Ribeiro, gestor da unidade de clientes de baixa renda da Coelba. Cerca de 1,2 milhão de clientes com renda abaixo de três salários mínimos ainda não se cadastraram no programa. (Atarde)

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