Publicidade

REDES SOCIAIS

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Vigilância Sanitária apreendeu 70 kg de carne em Sto. Antônio de Jesus


Fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus apreenderam durante inspeção de rotina cerca de 70 quilos de carne bovina que estava sem a devida conservação, ou seja, estavam mal condicionadas em locais muito quentes e fora dos expositores, sendo vendidas nos mercados e açougues da Feira Municipal. Os produtos foram levados para o aterro sanitário, onde será incinerado. Os estabelecimentos receberam uma notificação. A apreensão foi avaliada em mais de R$ 700,00.
De acordo com o veterinário Ricardo Mendes, da Vigilância Sanitária, durante a inspeção foi verificada que o local onde eram expostos os produtos chegava à temperatura de 22º C. "Fizemos a abordagem e foi constatada que o produto era impróprio para consumo", informou. Ricardo destacou que "o consumo de carne fora da temperatura de 7º C, que é a ideal, pode resultar na deterioração da mesma e provocardoenças como a teníase, tuberculose, brucelose e triquinose".  Ainda segundo oveterinário, a carne estava acondicionada de forma inadequada. Além disso, era manipulada em local aberto.  
DICAS! Quando for comprar carne observe:
> Observe se o estabelecimento é limpo, se os manipuladores usam uniformes limpos e se possuem bons hábitos de higiene.
> Verifique se o estabelecimento possui Alvará de Saúde Pública, garantia de que foi inspecionado por um fiscal de Vigilância Sanitária.
> Compre em locais em que as carnes permaneçam dentro de balcões frigoríficos. Não compre carnes expostas a insetos e poeira.
> Observe a cor e o odor característicos da carne.
> Compre carnes que tenham o selo ou o carimbo da inspeção.
> Nas carnes embaladas a vácuo observe a data de validade e se a embalagem não está violada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário