Publicidade

REDES SOCIAIS

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

New York Yankees é a marca mais lucrativa do mundo dos esportes



Quando eles começaram a dar suas primeiras rebatidas, em 1901, o mundo estava longe da confusão em que se encontra atualmente. A população do planeta era estimada em 1,65 bilhão (o Brasil contribuía com pouco mais de 17 milhões) e a carnificina da Primeira Guerra Mundial, que abriu a era dos combates em larga escala no planeta, ainda não havia manchado a história.

Naquele tempo, o New York Yankees deu início a uma trajetória que hoje, 110 anos depois, foi coroada com 27 títulos da World Series, o que fez do time o maior campeão da modalidade e transformou a franquia no principal xodó da Big Apple. Absolutos no beisebol, na semana passada os Yankees extrapolaram as fronteiras dos tacos e orgulharam os moradores da cidade que nunca dorme ao serem apontados por uma pesquisa da Forbes como donos da marca esportiva mais valiosa do globo.

O estudo, realizado com equipes de beisebol, basquete, futebol americano, hóquei e futebol, apontou que apenas a marca New York Yankees vale US$ 328 milhões (cerca de R$ 583 milhões). Isso representa 21% do valor total da equipe, estimado em US$ 1,6 bilhão.

Com isso, os Yankees destronaram o poderoso Manchester United do topo da lista. O atual campeão inglês de futebol apareceu em segundo lugar na pesquisa da Forbes, com sua marca estimada em US$ 285 milhões (R$ 507 milhões), 16% do preço da franquia (US$ 1,83 bilhão).

Também na semana passada, a Interbrand, empresa especializada no estudo de marcas, divulgou o resultado de sua pesquisa sobre os nomes das empresas mais valiosos do planeta. A Coca-Cola permaneceu no topo, com valor estimado em US$ 71,86 bilhões (R$ 127,8 bilhões), seguida da IBM (US$ 69,9 bilhões) e da Microsoft (US$ 59 bilhões). A Apple, cujo fundador Steve Jobs morreu há uma semana, vítima de câncer no pâncreas, ocupou a oitava posição, com valor de US$ 33,4 bilhões. A “maçã” foi a marca que apresentou maior valorização entre as 10 primeiras, tendo aumentado seu valor em 58% em comparação ao ano passado.

Para Alejandro Pinedo, diretor-geral da Interbrand Brasil, as marcas são uma parte determinante do sucesso de uma empresa ou de uma equipe esportiva. Ele explicou que a metodologia aplicada pela Interbrand leva em conta três aspectos: a projeção de resultados (que calcula quanto de lucro uma marca vai pode gerar), o chamado índice papel (que define o quanto a marca influencia na decisão de compra de um produto) e o índice força (que são os elementos que vão fazer com que essa marca continue vendendo no futuro). O índice força leva em consideração uma série de fatores, entre eles confiabilidade, abrangência internacional e autenticidade. “Uma marca vale o quanto ela é capaz de gerar lucros futuros”, resume Pinedo.

O Correio entrou em contato com o New York Yankees, mas foi informado pelo departamento de imprensa do time de que a equipe não iria se pronunciar sobre a pesquisa da Forbes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário